O Atelier em Nova York
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Em 2005, fui convidado a ir
a Nova York trabalhar na restauração de alguns instrumentos
e analisar a possibilidade de instalar um Atelier lá. Minha intenção é passar alguns meses
por ano lá e o restante do tempo em São Paulo. |
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Esta é a casa.
Um local muito tranquilo e a 100 metros da praia. |
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Estes são alguns
dos baixos que estavam esperando para serem restaurados. |
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Os baixos de Nova
York já começam a ficar felizes. |
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Parece que todos os
baixos da cidade foram parar lá. |
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Esse é meu
grande amigo Jack. Colecionador e conhecedor de instrumentos. A pessoa que mais conhece sobre instrumentos musicais com quem eu já tive a oportunidade de conversar e mais um grande mestre em meu aprendizado constante. |
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Contrabaixo sendo
fechado após regraduação e afinação (tap tone)
do tampo. |
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Fundo durante o trabalho
de regraduação e afinação. |
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O fundo já
pronto. |
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Um tampo sendo colado
após restauração de rachaduras. |
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Alguns baixos tem
o braço colado em posição errada e devem ser corrigidos. |
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Para aproveitar o
pouco tempo trabalhando em Nova York (cerca de 2 meses em agosto e setembro
de 2005) vários baixos eram feitos ao mesmo tempo. |
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É indescritível
o prazer que sente um lutier ao trabalhar e manipular instrumentos como esse
Bernardel com cabeça de leão maravilhosamente entalhada e em perfeito
estado. |
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Outro instrumento
restaurado lá, um Mougenot de 1924. |
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Paul Nowinski (New
York Voices entre outros) visitando seu baixo durante a restauração... |
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... e tocando depois
de pronto. Esse baixo era para ser vendido para um músico de Detroit mas ele ficou tão bom depois da restauração que o Paul desistiu da venda e toca com ele até hoje. |
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Uma preciosidade.
Um autêntico Testore avaliado em mais de duzentos mil dólares. |
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Aproveitando a viagem
para visitar lutiers renomados como Lou de Leone... |
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...ou meu amigo Ken
Parker (criador da guitarra Parker Fly) |
A viagem ainda proporcionou
a compra de mais madeiras dos Balcãs, África e Canadá
sendo que hoje possuímos um estoque grande com variedade e qualidade
indiscutível. Hoje, nós mapeamos a espessura de um baixo inteiro sem a necessidade
de abrir o instrumento, temos equipamentos de análise acústica
(veja a página sobre o Laboratório de Acústica),
possuímos aparelho para medição da temperatura de superfície,
pressão da alma, sistema de afiação desenvolvido por
Ken Parker, entre outros. |
Depois de minha palestra em Hattiesburg
em maio de 2006 (veja página neste site)
retornei ao atelier de NY para trabalhar em um maravilhoso contrabaixo do
início do século 18 e algumas violas da gamba. |
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Este contrabaixo foi construído
por Mateo Alban (1650-1715) |
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Veja mais fotos deste maravilhoso
instrumento: |
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Fiz apenas um trabalho superficial
para que o baixo pudesse ser tocado. |
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A madeira usada na construção
deste baixo pode ser considerada como de altíssima qualidade mesmo para a construção de violinos. São cerca de 30 anéis anuais por polegada e um trabalho artesanal de alto nível. |
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Além do contrabaixo Mateo Alban em 2006 eu também trabalhei em algumas gambas como estas. |
Minha experiência em Nova York tem sido muito gratificante e fiz muitos novos amigos entre os músicos americanos. Desde a primeira viagem em 2005 venho retornando a NY todos os anos para trabalhar e aprimorar meus conhecimentos. Os trabalhos que requerem mais tempo ou o uso de ferramental e equipamentos específicos são levados para o atelier em São Paulo onde são realizados. O reconhecimento de um profissional, de uma área onde não existe tradição em seu próprio país, por parte do exigente público americano nos orgulha e incentiva. É o valor do brasileiro sendo reconhecido no mundo. |