Opiniões dos músicos
sobre o nosso trabalho

 

Marc Johnson
Marc Johnson tocando um instrumento antigo no Atelier em 1998.
Durante os períodos em que está no Brasil Marc sempre usa um de nossos instrumentos para estudar e manter a forma.



Gary Karr

Gary Karr

"Paulo é um artista da mais alta categoria. Ele trouxe para a arte de construir contrabaixos uma sensibilidade e uma paixão penetrante que não apenas realça a beleza de nosso instrumento mas abrange o instrumentista também.
O mais eminente construtor de contrabaixos do Brasil e um dos maiores Luthiers do mundo.
Estou honrado em conhecê-lo."

Veja algumas opiniões de Gary Karr sobre o instrumento construido para ele, sob encomenda, em nosso Atelier:
(as fotos desse instrumento estão na Galeria de Fotos)

"O verniz é realmente belo e de alta qualidade, como o dos antigos mestres."
"...a madeira é excelente."
"...é muito prático."
"O som do baixo é como o de uma voz agradável."
"...seu trabalho é muito artístico e reflete a alma de um grande mestre."
"Obrigado por trazer esse baixo ao mundo e obrigado por deixá-lo enriquecer a minha vida."



Charlie Haden

Charlie Haden

"Paulo, você é um verdadeiro artista e constrói belos instrumentos. Eu espero que um dia você possa construir um baixo só para mim. Obrigado por sua generosidade."


Cálio Barros

Célio Barros

"Quem me conhece sabe sobre minhas eternas exigências em relação à sonoridade do instrumento. A capacidade notória de, continuamente, atender a essas exigências e expectativas, até superando-as, sempre foi uma característica que me chamou a atenção no trabalho do Paulo, o que lhe garante exclusividade para regulagem e manutenção constantes do meu instrumento.
O resultado desses anos de amizade é que, logicamente, já estou na fila de espera de um instrumento feito por ele para mim."


Edwin Barker

Edwin Barker

"Paulo, seu contrabaixo é muito bom! O artesanato é excelente e o timbre é muito equilibrado e macio. Eu espero poder tocar mais seus instrumentos no futuro."


Jorge Helder

Jorge Helder

"Paulo Gomes é um grande artista. Luthier refinado, único na construção de excelentes contrabaixos no Brasil, Paulo é também um músico e contrabaixista de muita qualidade, com uma boa técnica e ótima sonoridade.
Estou na fila esperando, muito ansioso, um contrabaixo feito pôr ele, que encomendei." 


Milton Masciadri (pai)

"Paulo, depois de visitar teu Atelier e ver teus magníficos trabalhos, creio firmemente que teus instrumentos serão um orgulho para ti e para o Brasil.
Meus melhores desejos de que sigas triunfando." 


Charli Haden

Marc Johnson

"Querido Paulo, eu aprecio muito sua arte, seu amor e dedicação em seu ofício.
Muito obrigado por toda sua ajuda. Talvez algum dia, eu possa possuir um de seus instrumentos também.
Desejo tudo de melhor a você."


Ricardo Vasconcelos

Ricardo Vasconcellos

"Paulo Gomes é um artista sensível, organizado e muito criativo. Seus instrumentos refletem a ternura e a paixão com que se entrega à
sua arte. Tive o prazer de ser recebido em seu atelier por um amigável e generoso 4/4, num clima de muita musicalidade!"


John Patitucci

John Patitucci

"Paulo, Deus abençoe você e sua linda arte."



Henrique Autran

"Enquanto visitava a Expomusic em São Paulo, vi um contrabaixo lindo num estande da Thomastik. Como não havia ninguém por perto, aproximei-me e fiquei admirando a madeira, o verniz, as proporções... Seria um italiano moderno? Tinha o jeitão meio francês, também, aqueles ombros, o frame do encaixe do braço. Fiquei curiosíssimo até que alguém me disse que o instrumento pertencia a Luiz Chaves. Eureka!!
Eu já tinha ouvido falar naquele contrabaixo: tinha sido construído aqui mesmo pelo Paulo Gomes. Trabalho de mestre. Parabéns!!" 



Milton Masciadri (filho)

"Achei o trabalho do Paulo muito sério e dedicado. Tive muita satisfação ao tocar o instrumento e fico aguardando, no futuro, a possibilidade de tocar novamente num destes instrumentos."


Ron Carter

Ron Carter

"Foi um prazer visitar seu Atelier e ver sua construção e restauração de contrabaixos.
Espero ouvi-lo tocar em breve. "


Major Holley

Major Holley

"Examinei o Piccolo Bass feito por Paulo Gomes em 8 de maio de 1987 e tenho grandes espectavivas para esse instrumento e um sentimento adicional de que o Sr. Paulo realizou uma grande contribuição no campo da Lutheria.
Quando esse baixo for tocado ele será um tributo ao cuidado e carinho na construção do instrumento para fazer música.
Eu reforço a idéia de fazer excelente e maravilhosa música , e penso que o Paulo deverá ser congratulado. " 


Tony Marino

Tony Marino

"Por ser um baixista que viaja muito (sem baixo) nestes tempos atormentados, desejando sempre saber sobre os mistérios do baixo, cair nas mãos de Paulo Gomes, foi como achar os portões de céu!
Tocar um ótimo baixo feito por ele é uma raridade!
Ver, sentir, cheirar e escutar a madeira sendo preparada pelo mestre luthier, (também um bom baixista) foi gratificante!
Agradeço ao Paulo por sua perícia, calor e respeito!
Seu amigo muito agradecido ..."



Evaldo Guedes

"Paulo Gomes sem dúvida entrará para história dos renomados construtores de contrabaixo do planeta. A arte da lutheria vem sendo aprimorada por ele, há mais de vinte anos. Com desing moderno e acabamento perfeito, faz de seus Instrumentos os melhores do Brasil.
Eu mesmo tive a oportunidade de constatar isso em uma performance de música instrumental no
Sesc Paulista. Parabéns Paulo."


Roger Hines

Roger Hines

"Eu sei que meu baixo está sempre sendo tratado com o maior cuidado quando o deixo em suas mãos. Também acho seus baixos muito bonitos.
Eles são um trabalho de habilidade excelente combinado com muito amor." 



Jeff Carney

"Paulo Gomes é um jovem mestre de uma arte que parecia estar, infelizmente, em declinio. Eu sinto que seu trabalho é uma importante contribuição e continuação nesse campo. Senti que seu baixo Piccolo tem uma resposta extremamente boa - inclusive em todos os registros - uma intrigante adição à família do contrabaixo.
Desejo a ele muito sucesso."



Chris Conner

"Foi um prazer visitar o Atelier do Paulo Gomes e tocar seu baixo Piccolo. Seu trabalho artesanal é impressionante e o baixo responde extremamente rapido em todos os registros, além de ter um som surpreendentemente grande nos registros graves.
Desejo a ele sorte e todo o sucesso que ele merece em alto gráu."


Avishai Cohen

Avishai Cohen

"Paulo, obrigado por construir contrabaixos"


Tony Marino

Tony Marino tocando um contrabaixo Paulo Gomes durante o Chivas Jazz Festival 2002 e no Atelier experimentando o contrabaixo que usaria no festival com o Dave Liebman Quartet.

 

 

VOLTAR