Homenagem do Atelier
a um dos maiores
contrabaixistas do Jazz





Clique aqui:


Programa Especial NHØP

para iniciar a transmissão

 

 

 

Down Beat’s Critics’ Poll – 1961: Melhor Contrabaixista
Melody Maker’s Readers Poll – 1977: Melhor Contrabaixista
Down Beat’s Critic’s Poll – 1986: Melhor Contrabaixista
“The Bird Trophy” at the North Sea Jazz Festival – 1987
Nordic Council Music Prize – 1991

Niels-Henning Ørsted Pedersen morre aos 58 anos

O músico dinamarquês morreu terça-feira 19 de abril de 2005, aos 58 anos, em Copenhagen.
NHØP nasceu em 27 de maio de 1946 em Osted, Dinamarca. Estudou piano por seis anos e passou para o contrabaixo estudando por cinco anos.
Foi logo reconhecido como um grande talento, iniciando sua carreira profissional aos quatorze anos. Em 1962 tocou e gravou com o pianista Bud Powell. Sua reputação se espalhou pelo continente e logo se tornou um músico muito ocupado considerado o melhor contrabaixista que a Europa tinha a oferecer.
Trabalhando no famoso Montmartre Jazzhouse of Copenhagen, Niels-Henning tocou regularmente com Dexter Gordon e outros solistas visitantes.
Nos anos sessenta NHØP começou a se apresentar nos maiores festivais de jazz do mundo. Nos setenta iniciou sua longa parceria com o pianista Oscar Peterson a qual está registrada em aclamadas gravações. Em 1975 inicia sua carreira como solista com o album Jaywalkin o qual foi indicado para o Montreux Grand Prix in 1975.
Com uma técnica virtuosa e uma mente musical criativa, se tornou um eterno viajante - sendo chamado pelos músicos mais importantes do jazz para gravações e apresentações no mundo todo. Mas ele nunca cortou suas raízes e, em seu trabalho próprio, desenvolveu interesse em explorar a herança da música folclórica da Dinamarca. Niels desenvolveu seus próprios conceitos musicais tornando-se compositor prolífico bem como admirável instrumentista.
NHØP aparece em mais de 400 gravações com músicos como: Dexter Gordon, Kenny Drew, Tete Montoliu, Oscar Peterson, Paul Bley, Lee Konitz, Duke Gordon, Chet Baker, Benny Carter, Joe Pass, Ella Fitzgerald, Monty Alexander, Milt Jackson, Niels Lan Doky, Toots Thielemans, Roy Eldridge, Stan Getz, Miles Davies (“Aura”, Grammy Winner 1990)

 

VOLTAR