RESTAURAÇÕES
SOBRE RESTAURAÇÕES
Nada é tão prejudicial para um contrabaixo quanto uma restauração mal feita, quer do ponto de vista técnico de quem executa o trabalho, quer do material utilizado.
Restauramos com o mesmo cuidado e competência desde os instrumentos mais simples, pertencentes a estudantes iniciantes, até contrabaixos de autores conhecidos e importantes de diversas partes do mundo.
O baixo de Scott La Faro (um Abraham Prescott 1825) ficou muito danificado no acidente que, infelizmente, matou o maior baixista da época, chegando inclusive a pegar fogo na parte superior esquerda do tampo e na faixa superior esquerda.
Restaurado num atelier especializado, o instrumento ainda pode ser tocado e visto como era antes do acidente e como parte da história da música do século XX.
Se, no entanto, ele apenas houvesse caído no chão e depois sido levado a um marceneiro ou outro “curioso”, provavelmente nós nem saberíamos dessa história.
O serviço de manutenção periódica do instrumento também deve ser executado no mesmo atelier, pois assim há um acompanhamento do “trabalho” das madeiras com o passar do tempo. Deve-se observar vários aspectos, como o “cansaço” da barra-harmônica, o desgaste do espelho, o cavalete, entre outros.
Somente um luthier especializado pode executar trabalhos com responsabilidade dentro da técnica reconhecida e transmitida por mestres da arte de construir sons.
Uma boa restauração não é notada e, para ser o menos invasiva possível, é indicado o uso de recursos que evitem a abertura do instrumento.
Aqui o uso de fibra ótica, para poder ver dentro do instrumento e executar procedimentos que seriam impossíveis de outra forma.
Procure sempre, em sua cidade, pelos mais recomendados e experientes luthiers.
Construção – Restauração
Manutenção – Aluguel
Avaliação – Compra e Venda
Especializado em Contrabaixos
desde 1980
Segunda à Sexta das 10 às 12 e das 14 às 17
Somente com hora marcada
Rua Marselhesa 387
Vila Mariana – SP
Enviamos apenas UM email por mês com os instrumentos à venda e novidades.
Inscreva-se para receber.
© Copyright – 2021 – Paulo Gomes – All rights reserved